quinta-feira, 2 de abril de 2015

Educação (parte 2)

Olá!

Quem me conhece sabe bem a importância que deposito na educação da criança, seja na educação cívica, seja numa educação escolar.
Tanto é assim que o meu 3º post de sempre neste blog foi sobre esse assunto - http://diariodeumpaifeliz.blogspot.pt/2013/01/educacao.html

Escrevia na altura para a Nô:
É também por isso que acredito em educar as crianças em estabelecimentos de ensino publico. Por senti que é ali que a criança será exposta a crianças diferentes dela (a todos os níveis) e assim crescer mais empática, simpática, respeitadora. Não te quero num casulo durante 12 anos.
E depois de muito mais tempo de aturada reflexão e tentando obter o máximo de informação, já não sinto isso.
Sinto que a escola pública (e a escola "convencional") está demasiado pré-formatada não dando de todo resposta à individualidade e expressão de cada criança como um ser único e belo. Não as deixa exprimir na sua componente essencial de criança que é, quase por definição, curiosa.

E não culpo aqui os professores. Os professores são uma peça na engrenagem que, infelizmente, se encontra com demasiado balanço (momentum) mesmo que nem sempre bem oleada.

A escola convencional é uma escola antiga. Criada para responder a necessidades que hoje em dia já não se põem quase por inteiro. Criada como "uma unidade fabril a construir empregados fabris" como diria o Seth Godin no seu excelente manifesto sobre a educação escolar (Stop Stealing Dreams ou o TedTalk https://www.youtube.com/watch?v=sXpbONjV1Jc). Para responder às necessidades de um industria que já não existe.

Hoje a exigência é outra.
Procuro uma escola que possa dar uma visão mais humana do mundo.
Procuro uma escola que permita a criança expressar-se em todas as suas formas.
Procuro uma escola que respeite as diversas fases de desenvolvimento de cada criança como única e não como integrante de um grupo em que as expectativas são iguais para todas.
Procuro uma escola que permita a criança vivenciar a natureza num estado mais puro.
Procuro uma escola que permita a criança crescer a respeitar tudo o que a rodeia, sejam elas pessoas, animais, plantas.
Procuro uma escola em que se dê mais ênfase em entender que decorar.

Parece uma utopia? Talvez não seja... Mas isso fica para outro dia. Ainda falta muito tempo! :)

Entretanto fiquem com este video que considero a todos os níveis genial sobre esta temática.


Abraço a tod@s.
AF

Sem comentários:

Enviar um comentário