terça-feira, 17 de junho de 2014

(Tentativa de) Manual de apoio a pais que perderam filhos - #6




Nunca imporem a vossa presença.
 
Sabemos que a ideia é tentar ajudar. Mas logo após a morte, nunca telefonem sem antes tentar perceber se estamos dispostos a atender. Tentem antes uma SMS. Não nos obriga a uma resposta imediata. Não apareçam por casa sem perceberem se isso bom para os pais.

Não há formulas mágicas, e cada pessoa é diferente. Mas se há coisa que posso quase generalizar é que os pais, nos momentos após a morte, menos querem é responder às típicas perguntas vezes e vezes sem conta.

O ideal seria ter alguém muito chegado que sirva de intermediário.


1 comentário:

  1. É verdade... mas também tenho que dizer que apesar dos telefonemas no momento em que queremos hibernar serem horríveis (eu não atendi nenhum) e responder a mensagens ser muito difícil (também me lembro de responder a muito poucas), as ditas mensagens ajudam muito. Sobretudo quando demonstram o "Estou aqui" e não "Estou aqui e quero saber tudo o que aconteceu na resposta que espero que me mandes". E fartei-me de receber dessas mensagens de apoio... E significaram muito para mim. <3

    ResponderEliminar